top of page
  • Foto do escritorCaopanheiro labra

Roteiro #petfriendly PENEDO

Pé na estrada, patas na trilha! Resolvemos aproveitar uma folga e sair da rotina de praia pra uma viagem diferente.. destino?



Penedo

No município de Itatiaia e localizado na região sul do Rio de Janeiro, Penedo é a única colônia finlandesa do Brasil, pé de serra cercado por Mata Atlântica, cachoeiras lindas pólo gastronômico e um dos mais diferentes destinos turísticos do eixo Rio-São Paulo. E o melhor? Super pet friendly! Com uma variedade gigantesca de passeios divertidos pra você levar o seu doguinho com restaurantes abertos, shopping ao ar livre e muita natureza! Nossa viagem foi curta, só tínhamos dois dias então procuramos não perder tempo e aproveitar o máximo possível.

 

O que levamos na mala?

Se eu contar que a mala deles é o dobro da nossa vocês acreditam? Pois é! Acho que quem esta acostumado a viajar com pet sabe como é.. brinquedos, coleiras, comida, manta, remédios, cama.. Não posso esquecer nada! Itens que não podem faltar na nossa mala:

  • comida: levo sempre um pouco extra pra qualquer imprevisto que possa acontecer

  • remédio: esse é do Polinho que toma medicação controlada e não posso nem sonhar em esquecer

  • brinquedos: bolinhas, pelúcias.. sempre levo alguns brinquedos pra eles se divertirem

  • Desinfetante de ambiente: porque a gente nunca sabe né? Por mais que sejam educados acidentes podem acontecer em ambientes que não são familiarizados e é meu dever limpar caso aconteça.

  • colchonete: As vezes levo camas mas prefiro levar colchonetes pra eles que são mais práticos e ocupam menos espaço. Nossos colchonetes compramos na ZeeDog e você encontra eles nesse link aqui . Usa o cupom POLOEMIKA pra ganhar desconto neles.

  • Pote de comidas e um potinho de agua.

  • Cobertor e casacos: Penedo costuma ser frio a noite então achei melhor ter alguns na mala caso esfriasse.

  • Repelente e protetor solar

  • coleiras: dependendo do tipo de viagem escolho a mais adequada. Nessa levamos as guias NEOPRO da Zeedog porque feitas de material emborrachado e são super resistentes e fáceis de limpar. Você encontra a todos os produtos da linha NEOPRO da ZeeDog nesse link aqui e tem desconto lá usando o cupom POLOEMIKA :) Aproveitem! Além da linha NeoPro também levamos peitorais FlyHarness, eles são mais práticos de

vestir e super confortáveis. E ainda tem uma alça de apoio que me ajudaria muito pra dar suporte pro Polinho em algumas trilhas <3 Os peitorais FLYHARNESS vocês encontram nesse link aqui. Comprei tamanho 5 pros dois e como é de tamanho regulável ficou perfeita tanto no Polo quanto na Mika. Não esqueçam de usar o cupom POLOEMIKA sempre lá na Zee.

  • Capa de carro e cinto de segurança: compramos a nossa capa da Líder da Matilha, ela foi a melhor que já encontramos. Fácil de colocar e ocupa o banco de trás todo deixando super confortável pra eles. Quase uma casinha. Você encontra as capas de carro nesse link aqui e conseguimos desconto la pra vocês também usando o cupom POLOEMIKA.









Tudo pronto? Partiu pegar estrada!




Do Rio a Penedo levamos pouco mais de 2 horas, não precisamos parar pra fazer necessidades ou beber agua pois dormiram a viagem inteira mas assim que chegamos no portal da entrada de Penedo paramos pra tirar uma foto :) Aqui a galerinha é super acostumada com passeios de carro então não enjoam. Se o seu doguinho costuma enjoar ou ficar muito inquieto a gente tem um post com dicas pra facilitar e tornar sua viagem mais agradável pra vocês e pra eles. Clica aqui pra ler.


Segue um vídeo da primeira parte da nossa viagem:



Nosso Check in na pousada estava marcado só pra depois de meio dia mas como a gente só tinha dois dias de viagem saimos super cedo do Rio pra ja aproveitar algumas cachoeiras antes de chegar na pousada.

 

Cachoeiras que visitamos

.



Três cachoeiras



É a que fica mais perto do centro de Penedo, bem pertinho da pousada tanto que dá para ir andando tranquilamente. Por isso, fiquei sabendo que costuma ser a mais cheia de pessoas. É tranquilo estacionar perto dela, pois tem um bom espaço para isso. Fomos durante a semana então estava bem vazia. Bonita pra tirar fotos e com piscininha gostosa pros peludos nadarem.


De lá partimos pra segunda cachoeira do dia.


Cachoeira de Deus.


Para chegar nela, você vai ter que estacionar e caminhar um pouco pela mata, mas não muito. Buscamos trilhas simples e fáceis pro Polinho poder acompanhar a gente sem problemas. Tem

uma indicação na pequena trilha e geralmente tem senhor vendendo guloseimas ali que e pode te orientar sobre como chegar. Achei a mais bonita de todas, pois a queda d'água é maior. É a maior queda de Penedo, com 15 metros de altura e poço para banho :) Quando chegamos estava vazia. PARAISO! Mas logo chegou um grupo de pessoas que estavam trilhando de bike e fiquei sabendo que é super comum o pessoal pedalar por lá. Eles descem, dão um mergulho e depois seguem caminho rs







Poço das esmeraldas





Acho que foi o favorito da Mika! O Poço das Esmeraldas tem águas cristalinas e poço razoavelmente profundo para banho, e pra se jogar! Perfeito para nadar e boiar como o Polinho. Ele fica situado no Rio das Pedras. A distancia do centro de Penedo é de aproximadamente 5km.


Bem pertinho do poço das esmeraldas fica a cachoeira das 3 bacias. Da pra fazer a trilha a pé mas como não queria cansar o Polo a gente pegou o carro e estacionou na beira dela.


Cachoeira das Três Bacias




Cercada pela mata nativa, essa cachoeira forma três pequenas piscinas naturais, que lembram três bacias, e por isso tem esse nome. Sua formação também se dá pelo Rio das Pedras e alguns nativos costumam deslizar entre a primeira e a última bacia no melhor estilo de escorrega. Pode ser um pouco perigoso para quem não tem muita experiência com esse tipo de atividade. Achei melhor nem tentar <3





Assiste aqui nosso passeio pelas cachoeiras:





 

A pousada


Ficamos hospedados na Pousada Sitio Itaúna e vou te contar, pra quem procura um lugar Pet Friendly acochegante, tranquilo e no meio da natureza ja anota a dica porque ficamos APAIXONADOS pelo lugar.




Uma pousada completamente familiar com apenas sete acomodações localizadas em um dos primeiros sítios de Penedo. Os chalés são uma gracinha, pode se dizer rustico e extremamente confortável. Agua quente, internet, lareira, rede pra relaxar, cozinha.. Um cantinho encantador e perfeito pra fugir da correria

da cidade grande. A Lucélia e o Pedro são os donos da pousada e nos receberam super bem, simpáticos contaram varias histórias do local e passaram dicas pra gente aproveitar o máximo a região.



Se tem piscina? A pousada tem uma piscina natural linda mas a gente já tinha pulado em tanta cachoeira que deixamos pra curtir a piscina no dia seguinte :P Além dela ainda tem um ribeirão ali dentro mesmo, infelizmente não chovia a muito tempo e a queda do ribeirão não estava forte mas ainda sim achei lindo. Como Chegar na pousada de carro:

Vindo do Rio ou São Paulo pela Dutra, pegue a saída 311 em direção a Penedo. Na rotatória do portal, siga à esquerda. Quando passar pelo Shopping Pequena Finlândia, siga em frente, sempre pela rua principal por mais 2 km. Nossa entrada fica à esquerda, 200m após o Restaurante Jardim Secreto.


Deixamos as coisas no chalé, descansamos um pouco e partimos pro centrinho de Penedo pra almoçar. A única refeição oferecida pela pousada é o café da manha ( e que café! já já mostro) mas a pousada fica tão pertinho do centrinho de Penedo que isso está longe de ser um problema :) Não faltam opções de restaurantes pra tudo que é tipo de gosto e bolso por ali.


 

Conhecendo o centrinho e a Pequena Finlãndia

Poucos sabem, mas Penedo é um município de Itatiaia e a principal colonia finlandesa no Brasil, por isso ficou conhecido como “Pequena Finlândia”. O centrinho de Penedo é perfeito pra passear com o seu pet, bonitinho e várias lojinhas pra conhecer. Inclusive o famoso Shopping a céu aberto e muito possivelmente o local mais fotografado de Penedo, o shopping Pequena Finlândia. Nada mais é que é um shopping ao ar livre com a decoração inspirada na arquitetura das casas finlandesas, cheio de lojinhas de souvenirs e roupas de inverno. Lá também é onde fica a casa do Papai Noel estava fechada quando fomos.


Antes de conhecer o famoso Shopping do céu de guarda chuvas fomos almoçar em um restaurante indicado pelos donos da pousada chamado Petit Gourmet. Pet friendly, fomos super bem recebidos com agua fresca para os peludos :)


A gastronomia da Penedo é farta. O prato principal é a truta, servida de jeitos inimagináveis. Adivinha o que a gente pediu então?



Comida gostosa e valor acessível! Comemos bem e não aguentei nem a sobremesa que me disseram ser maravilhosa.


Confesso que estava me guardando também pra comer um sorvetinho na Pequena Finlandia :p


Ahhhhh a pequena Finlândia! Eu estava doida pra conhecer. É uma


pequena vila, como se fosse um shopping a céu aberto. Um espaço de construções de arquitetura típica finlandesa, com lojas de artesanato, lembrancinhas, comidas… Acredito que seja o principal ponto turístico, principalmente pela decoração de céu de guarda chuvas. Você não pode ir a Penedo e não tirar uma foto com esses guarda chuvas, quase um pecado.



O melhor é que você pode passear com seu cachorro por lá! Tomar um sorvete ou comer um chocolate e conhecer o Papai Noel. Que? Pois é...Nesse local fica a Casa do Papai Noel, mas, como fui fora de época, não estava aberta. A shopping fica na Rua das Velas, 100.





Depois do passeio voltamos pra pousada e descansamos porque o dia foi cheio e a gente ainda tinha muito pra aproveitar no dia seguinte.




Polinho aproveitando a rede e a tranquilidade do nosso chalé na pousada Sitio Itaúna. O mais incrível durante a noite era escutar as cigarras cantando avisando que no dia seguinte a previsão era de muito sol!








 

O café da manha e a piscina natural da Pousada Sítio Itaúna




Acordamos cedo pra tomar café da manha e aproveitar o dia antes de voltar pro Rio. O café da pousada é servido em um deck ao ar livre, quando a pousada está lotada de hospedes é recomendado tomar café no andar de baixo pra não ter confusão de doguinhos pulando na mesa do café rs mas como fomos durante a semana e a pousada estava vazia a gente tomou café no segundo andar mesmo, até porque os dois são um poço de educação.

Essa é até uma questão importante de levantar aqui com vocês galera. Nossos pets são como nossos filhos não é? Pois eles devem ser educados como vocês educariam seus filhos. Não é porque são cães que você deve deixar eles incomodarem outras pessoas,

pular na mesa de outras pessoas, na mesa de comida... Vamos buscar sempre respeitar pra sermos respeitados e não perder esse espaço que estamos conquistando cada vez mais. Digo isso porque conheço algumas pousadas que liberavam cães soltos no café mas por falta de educação de algumas pessoas ( digo pessoas e não cães porque eles não tem culpa) os estabelecimentos precisaram mudar as regras. Realmente ficava complicado.


Bom, chega desse papo e vamos voltar ao que interessa :)


Antes de pegar a estrada pra Visconde de Mauá, nosso próximo destino, a gente aproveitou a manhã de sol na piscina natural da pousada.



 

Cachoeira do escorrega , Visconde de Mauá


A cachoeira do Escorrega em Visconde de Mauá fica no alto da vila da Maromba é o passeio mais procurado e considerada o cartão postal de Visconde de Mauá. Fomos de carro e levamos cerca de 1 hora pra chegar. Até 2010 a estrada para Visconde de Mauá era totalmente de terra e cascalho , depois de muita polêmica (em 2011) iniciaram-se as obras de pavimentação do trecho Nova Dutra até Visconde de Mauá e depois de um ano de obras, a estrada parque foi inaugurada no começo de 2012 . A região de Visconde de Mauá é um distrito que pertence a 2 estados e 3 municípios : Itatiaia (RJ) , Resende(RJ) e Bocaina de Minas (MG) .


A vila de Visconde de Mauá é a primeira vila da região de Visconde de Mauá a se chegar. Logo na entrada tem a igreja , casas coloniais e um campo de Futebol .

Ta mas e a cachoeira?

A cachoeira do Escorrega fica no alto da vila da Maromba e é o passeio mais procurado e considerada o cartão postal de lá. Super fácil acesso e sem trilha você estaciona na logo na entrada dela. O acesso é bastante tranquilo, mas a região é mais movimentada nas épocas de alta temporada. Para aproveitar mais, nesses períodos de maior movimento, é bom chegar mais cedo pois é a 1a atração que os visitantes buscam.

De cara eu já amei!!! Pensa num verdadeiro tobogã natural de 30 metros de pedra lisinha? Mika também já chegou se jogando na agua e imaginei logo que ela curtiria escorregar lá. Pra ter certeza que era tranquila desci sozinha. Queria ver a velocidade, como era o escorrega e ter certeza que seria seguro e ela curtiria. E não é que a doidinha adorou?

Polinho eu nem cogitei deixar escorregar porque sei que não gostaria, ele ficou aproveitado a piscininha da cachoeira.




Perto da cachoeira do escorrega tem também o poço dos 7 metros mas não conseguimos visitar porque o tempo começou a fechar e ameaçar chuva.

Atenção

Nunca é demais alertar para possibilidade de trombas d´’agua.


A natureza é imprevisível, por isso vale ter sempre atenção. Por isso abortamos o resto do passeio e voltamos pra casa, sorte que aproveitamos muito antes do tempo fechar.


Adoramos nosso final de semana, foram dois dias muito bem aproveitados e não vemos a hora de voltar pra Penedo pra conhecer ainda mais! O que acharam?

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page