top of page
  • Foto do escritorCaopanheiro labra

Benefícios de oferecer pés de galinha ao seu cachorro

Um dos petiscos naturais que mais gosto de oferecer aos meus peludos e com ótimo custo. Sempre que é dia de feira aproveito pra comprar pés de galinha e sai super baratinho. A galera aqui adora mas sempre que mostramos no Instagram surge a enxurrada de dúvidas. Afinal, pode oferecer pé de galinha cru? A gente sempre escuta que NUNCA devemos oferecer ossos de galinha para os cães né? E pra que dar? Apenas como mimo ou tem algum benefício? Como as dúvidas são sempre frequentes resolvi fazer esse post específico aqui no blog. Lembrando sempre que cada cachorro é um cachorro e antes de oferecer qualquer alimento que ele não esteja acostumado vale conferir com o seu médico veterinário de confiança se tudo bem.



As patas de galinha podem não ser a guloseima mais bonita, mas valem um segundo olhar, pois oferecem benefícios valiosos para a saúde dos nossos caninos.


As patas de galinha são naturalmente ricas em glucosamina e condroitina, ambas conhecidas por apoiarem a saúde articular e a mobilidade dos cães e dos gatos. Além disso, os pés de galinha podem actuar como escovas de dentes comestíveis e totalmente digeríveis, apoiando a gengiva e a saúde dentária.




Mas afinal, os ossos de frango não são perigosos para os cães?



Quase todos nós recebemos, pelo menos uma vez, o conselho bem intencionado de nunca dar ossos de galinha a um cão. Não importa quantas vezes se repitam, este conselho é apenas parcialmente correcto. É verdade que os ossos de frango cozido, cozido ou frito devem nunca ser dado a um cão. As altas temperaturas de cozedura transformam ossos de frango em estruturas duras, semelhantes a vidro, que se quebram em lascas afiadas e pontiagudas se os cães os mastigarem. Estas lascas podem causar ferimentos graves. No entanto, ossos de galinha crus ou desidratados (secos), ambos são considerados seguros. Ao contrário dos ossos de frango cozidos, a sua textura é bastante macia e quebradiça. Quando são mastigados, esmagam-se, mas não se partem em objectos pontiagudos. Eles são totalmente digeríveis para cães.

Além de alguns ossos minúsculos, as patas de galinha consistem principalmente em pele, tecido conjuntivo e cartilagem. Isto é o que os torna facilmente digeríveis.


BENEFÍCIOS DOS PÉS DE FRANGO PARA CÃES


Os pés de frango são naturalmente ricos em proteínas, glucosamina e condroitina. Embora a proteína seja uma importante fonte de energia que, segundo o Conselho Nacional de Pesquisa, deve ser responsável por 10% da dieta por peso de um cão adulto, os nutrientes mais interessantes das patas de galinha são a glucosamina e a condroitina. Ambos os compostos naturais são blocos de construção de cartilagem e tecido conjuntivo.



ARTRITE, SAÚDE ARTICULAR E MOBILIDADE DOS CÃES


Inúmeros estudos ao longo das últimas décadas mostraram os poderosos efeitos positivos da suplementação oral de glucosamina e condroitina na saúde das articulações, artrite e consequentemente na mobilidade global de cães e gatos. De facto, se o seu cão sofrer de artrite, há uma grande probabilidade de o seu veterinário recomendar glucosamina e condroitina para tratar o seu animal de estimação. Se preferir dar ao seu cão fontes naturais de glucosamina e condroitina em vez de em forma de comprimido, pode querer considerar as patas de galinha. Com base em estudos, cada pé de galinha tem cerca de 450 mg de glucosamina. Isto faz deles uma das fontes mais baratas de tratamento de artrite para cães.


SAÚDE DENTAL DOS CÃES


A doença dentária é a doença mais comum nos cães, afectando 76% de todos os caninos na Europa. Desde 2007, tem havido um aumento de 24,3% na prevalência de doenças dentárias em cães, com um crescimento constante todos os anos.Os cuidados dentários são importantes para os cães. Caso contrário, pode levar ao mau hálito e se não for tratada pode ser uma fonte de infecção por doenças que afectam o coração, o fígado e os rins. Uma forma de assegurar a saúde dentária dos nossos caninos é a escovagem regular dos seus dentes. O ideal seria que isto fosse feito diariamente, utilizando pasta de dentes especial para cães. Se escovar os dentes do seu cão não é a sua coisa, ou o seu cão não vai tolerar, então tente dar-lhes patas de galinha em vez disso. Quando os cães os mastigam, este processo remove naturalmente a placa bacteriana e a acumulação de tártaro nos seus dentes. As patas de galinha não só são boas para dores nas articulações, como também melhoram a saúde dos dentes e das gengivas do seu cão.


COMO OFERECER?

Você pode oferecer cru, in natura. É recomendado fazer o congelamento profilático antes de oferecer para eliminar possíveis parasitas. Algumas pessoas ainda gostam de fazer gelatina de pe de galinha. Cozinhando em panela de pressão até formar um caldo e depois congelar. Importante avisar que se por acaso devidir fazer caldo ou gelatina de pe de galinha não esquecer de coar bem para evitar que fique algum ossinho.


Diz aí, já ofereceu pé de galinha ao seu cachorrinho?

1.069 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page