top of page
  • Foto do escritorCaopanheiro labra

Educando um filhote em 4 passos.

Tem coisa mais deliciosa que um filhotinho novo em casa?


Lembro direitinho quando fiquei sabendo que ia ganhar o polo e como comecei a procurar tudo na internet sobre educar filhotes, meus pais não estavam muito animados com a ideia de um labrador em apartamento e qualquer sapato roído, porta arranhada, latidos noturnos ou xixis indesejáveis poderiam se tornar um motivo para não poder ficar com ele. Desde criança eu sempre gostei muito de assistir a programas na televisão sobre comportamento animal, e como na época não existia o Youtube ( caramba to me sentinto velha) eu sempre comprei muitas revistas e li muito sobre adestramento.

Depois de mais velha eu ainda aprendi muita coisa com dois adestradores que curti muito; Dr. Pet ( Alexandre Rossi) e Zack George. Esse último é americano e por causa dele conheci o clicker, um aparelhinho muuuuito demais que uso pra ensinar os truques do polo. Conto sobre o clicker nesse post aqui do blog.


Enfim, juntei aqui 4 dicas que achei bem legais do Alexandre Rossi, o Dr. Pet pra ajudar a educar o seu filhote!

1 - Primeira noite "A ideia de que o animal tem que dormir na primeira noite já no local definitivo é errada", afirmou Rossi. Nos primeiros dias, o filhote vai ficar apavorado se for colocado sozinho em um lugar desconhecido. "Ele vai começar a chorar e no momento em que a pessoa não aguentar mais ouvir e pegar o animal, ele vai aprender que quando chora consegue o que quer". O ideal, de acordo com o especialista, é colocar o filhote para dormir no chão do quarto. 2 - Necessidades fisiológicas A melhor maneira de ensinar o pet a fazer as necessidades no local certo não é deixá-lo de castigo quando ele errar. "Sempre que o dono achar que o cachorro vai fazer xixi, deve pegar o animal e levá-lo até o lugar certo e esperar", afirmou Rossi. A pessoa pode elogiar quando ele faz no local certo. "No começo não deve dar bronca de jeito algum porque pode estimular o animal a fazer as necessidades em locais escondidos, aí fica difícil educar", alertou.

3 - Mordidas Quando o cachorro é filhote costuma morder, às vezes brincando. Para colocar fim ao costume, Rossi aconselha o uso de brinquedos. Sempre que o filhote começar a latir, rosnar ou morder deve ser ignorado. Em outros momentos, a pessoa pode jogar um brinquedo para ele buscar e elogiar o trabalho do cão. "Assim, o pet vai entender que não interage com as pessoas se ficar mordendo ou rosnando e que consegue atenção quando pega o brinquedo para alguém jogar", explicou Rossi.

4 - Obediência Sentar e dar a patinha são comandos que a maioria das pessoas já tentou com o seu pet. Alguns animais aprendem logo, enquanto outros insistem em não corresponder ao pedido do dono. Rossi sugere usar petiscos como forma de recompensa para ensinar alguns comandos ao animal. "A pessoa fala 'senta' e dá um presentinho quando o cachorro obedece. Depois pede a pata e dá mais um presente. O animal vai ficar condicionado, sempre que ouvir a ordem sabe que, se cumprir, ganhará algo". O que acharam?

100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page