top of page

Cachorro na praia? Dicas!

  • Foto do escritor: Caopanheiro labra
    Caopanheiro labra
  • 9 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Quem acompanha a gente pelo instagram sabe que Polinho e Mika adoram a praia né? Cariocas e surfistas... E tem como não adorar? Um espaço gigantesco pra eles cavarem a vontade um marzão gostoso pra mergulhar, pura diversão :)

Separei aqui algumas das dúvidas mais frequentes que vocês nos enviam sobre cuidados com cachorro na praia! Espero que ajude.

Mas pode cachorro na praia Ciça? Achei que era proibido.

Bom, a circulação de cachorros pela área de areia das praias do Rio de Janeiro (RJ) é permitida sim. Desde que entrou em vigor uma lei autorizativa, publicada no Diário Oficial da Câmara Municipal da cidade. Segundo o texto, a liberação é válida em todas as praias cariocas, sob algumas condições. Só poderão circular cães vermifugados e vacinados. Além disso, os donos deverão portar os comprovantes da saúde do animal ( eu tirei uma foto da carteira de vacinação dos meus e tenho salva no meu celular caso algum fiscal me peça) , retirar as fezes do animal e descartá-las em local apropriado, como lixeiras ( isso não precisava nem falar mas infelizmente não é todo mundo que é consciente assim). Recomendo que você pesquise sobre a liberação da sua cidade antes pra evitar qualquer transtorno :)




Atenção ao horário


Procure sempre ir cedinho pela manhã ou no finalzinho de tarde. Além de ser mais fresco e saudável pra eles, durante esses horários a praia geralmente esta mais vazia e tranquila pro seu peludo poder correr e brincar a vontade sem incomodar ninguém.

Respeito é bom e todo mundo gosta né? Precisamos respeitar e entender que não são todas as pessoas que gostam de cachorro ( infelizmente) e algumas podem sim ficar incomodadas se um cachorro vier correndo e sujar a canga dela de areia. Da mesma maneira que podemos ficar incomodados se uma criança mal educada vier correndo na nossa direção e jogar areia na gente. Precisamos controlar e educar nossos peludinhos para um dia de praia sossegada não vire um dia estressante <3

Evite acidentes!

Antes de descer com o seu peludo para a areia caminhe com ele até que faça as necessidades

( não só o pipi mas o foco aqui é o numero 2). Ande com ele o tempo que for necessário, se preciso de umas corridinhas com ele de leve pois elas estimulam e aos poucos ele vai perceber que só vai descer para a areia depois do cocozinho e vai querer fazer logo pra poder ir brincar na praia logo. Mesmo assim tenha SEMPRE um saquinho daqueles biodegradáveis ou jornal em mãos porque acidentes podem acontecer.



Diarreia?

Se você nunca levou seu peludinho a praia pode se preparar que existe uma grande probabilidade de acontecer sim. Ainda mais se ele esta entrando no mar pela primeira vez, muitos ficam afobados e acabam bebendo muita agua do mar, ai o acidente é CERTO! Como evitar? Procure manter o seu peludo sempre hidratado agua de coco é ótimo pra eles, não deixe que beba muita agua do mar, corrija ele se começar a beber, chame a atenção e mude o foco dele, talvez com uma bolinha ou chame ele ir até você. Se for a primeira praia dele procure não ficar muuuuito tempo, comece aos poucos, deixe ele curtir e se acostumar com o novo ambiente.


É verdade que cães que vão a praia podem pegar uma doença chamada doença do coração?



Antes de se apavorar, vamos entender o que é essa doença. A dirofilariose canina é uma doença parasitária causada pelo verme Dirofilaria immitis, e também é conhecida como verme no coração. Ela é muito comum em regiões de clima quente e temperado, mas também ocorre em todos os demais climas. Apesar de ser mais comum em regiões de praia, todos cães podem contrair esse problema se não estiverem protegidos contra ele. Como acontece? Tudo começa com a picada de um mosquito que carregue as microfilárias, forma imatura e larval do verme. Quando ele pica o animal, as microfilárias caem na circulação e chegam ao coração, onde se instalam do lado direito – por isso são conhecidas como “verme do coração”. Como prevenir? Existe vacina e remédios palatáveis, converse com sua veterinária de confiança sobre a melhor opção para o seu peludo.


Cuidados com ouvido do cão


Ah! A gente tem um post só sobre esse tema :) Clica aqui pra ler


Comments


© 2023 por Caopanheirolabra. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page